Destaques

 


Peregrinação
Hino do Acólito
Logotipos do SNA
Peregrinação a Roma
Patrono dos Acólitos Portugueses

Oração

Consagração a Nossa Senhora

Terço PNA 2013
Terço PNA 2012
Terço PNA 2011
Terço PNA 2010
Terço PNA 2009
Terço PNA 2008
Terço PNA 2007

 

 

E-mail

acolitos@liturgia.pt

Terço - Mistérios Gozosos

Peregrinação Nacional de Acólitos
1 de Maio de 2010 (sábado)


Mistérios Gozosos

Vamos meditar nos mistérios Gozosos. Estes mistérios centram-nos no Mistério da Encarnação de Cristo e sua infância. Meditarmos nestes mistérios da Vida do Salvador é abrirmos o nosso coração ao grande Amor de Deus por nós, que assume a nossa humanidade, tornando-se Deus connosco.


1º Mistério:

A Encarnação do Filho de Deus

O Arcanjo Gabriel anuncia a Maria que iria ser mãe do Salvador. Mergulhando no desconhecido, Maria aceita a vontade de Deus na sua vida, participando no Mistério Redentor de Deus.
- Rezemos para que os rapazes e raparigas de hoje se entreguem cada vez mais à Vontade de Deus, tendo coragem de dizer sim ao Seu chamamento de serviço e dedicação a Ele e à Sua Igreja.

 

2º Mistério:
A visitação de Maria à sua prima Isabel

Ao visitar a sua prima Isabel, Maria torna-se a imagem do serviço e dedicação aos outros. Maria, como humilde serva, exulta de alegria porque Deus visita o Seu povo.
- Rezemos para que os Jovens de hoje descubram a alegrai do serviço do Altar como caminho para o serviço de caridade aos irmãos.

 

3º Mistério:
O Nascimento de Jesus

Deus assume a nossa condição humana. O Verbo de Deus encarna na humildade e fragilidade de uma criança.
- Rezemos para que os cristãos acolham a Palavra de Deus em seus corações, nela meditem e a descubram como fortaleza para conseguirem ultrapassar, com humildade, todas as suas fragilidades humanas.

 

4º Mistério:
A Apresentação do menino Jesus no Templo

Cumprindo os preceitos, Maria e José apresentam Jesus no Templo. O Velho Simeão reconhece o Menino como o Salvador e Luz das Nações.
- Rezemos para que os que servem o Altar da Eucaristia, a exemplo de São Tarcísio que morreu por amor a Jesus Sacramentado, saibam reconhecer na Eucaristia a Luz das suas vidas e caminhem para o encontro com Cristo e, em serviço e amor, ajudem os mais frágeis nesse mesmo caminho.

 

5º Mistério:
A perda e o encontro de Jesus no Templo

Maria e José, regressando a Nazaré, perdem Jesus encontrando-o no Templo entre os Doutores
- Rezemos para que todos os acólitos das nossas dioceses, a exemplo do Beato Francisco Marto que se deleitava a contemplar o "Jesus escondido", se deixem cativar pelo olhar de Cristo, saibam contemplar Cristo Sacramentado, O escutem na Sua Palavra e configurem as suas vidas aos mistérios que sobre o Altar celebram.

 

3 Ave-marias:
Rezemos estas três Ave-marias pelo Santo Padre, que em breve visitará o nosso país, para que, animado pelo Espírito Santo, seja fortalecido na fidelidade e amor no seu múnus de Pastor.

Contactos | Liturgia | acolitos@liturgia.pt