Destaques

 


Peregrinação
Hino do Acólito
Logotipos do SNA
Peregrinação a Roma
Patrono dos Acólitos Portugueses

Oração

Consagração a Nossa Senhora

Terço PNA 2013
Terço PNA 2012
Terço PNA 2011
Terço PNA 2010
Terço PNA 2009
Terço PNA 2008
Terço PNA 2007

 

 

E-mail

acolitos@liturgia.pt

Terço - Mistérios Dolorosos

Peregrinação Nacional de Acólitos
1 de Maio de 2012 (Terça-feira)


Mistérios Dolorosos

“Quereis oferecer-vos a Deus?”, é o convite feito por Nossa Senhora a três crianças aqui neste lugar. Hoje, no mesmo lugar, os acólitos de Portugal, respondem ao seu convite pela oração. Que este oferecimento de Jesus ao Pai, que hoje meditamos nos mistérios dolorosos, nos encoraje para a nossa oferta a Ele.

 

1º Mistério:
A agonia de Jesus no horto das Oliveiras

“O suor tornou-se como gotas de sangue, que caíam na terra. Mas a sua oração torna-se mais intensa.” “A Senhora vinda do Céu acrescentou: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”. Que os acólitos amem a oração!

 

2º Mistério:
A Flagelação de Jesus

“Jesus sofre em silêncio pelos nossos pecados”. “Disse Nossa Senhora: Quereis oferecer-vos a Deus para ajudar as pessoas que fazem o mal para que deixem de o fazer e passem a fazer o bem?” Que os acólitos amem o perdão!


3º Mistério:
A Coroação de espinhos

“Aprendamos com Jesus a não nos queixarmos e a oferecer os nossos sofrimentos pela salvação do mundo”. “Sim queremos (oferecer-nos a Deus), disse Lúcia. Isso custa, e é difícil, mas a graça de Deus estará sempre com vocês, para vos dar coragem e consolação” disse-lhe a Senhora”. Que os acólitos amem a Jesus!

 

4º Mistério:
Jesus a caminho do Calvário

“Maria segue-O de perto e consola-O com a sua presença maternal.” “Ficaram parados a olhar para aquela linda Senhora. A Lúcia diz que não tiveram nenhum medo daquela Senhora. As primeiras palavras da Senhora foram: Não tenham medo. Eu não vos faço mal.” Que os acólitos amem Nossa Senhora!

 

5º Mistério:
A Crucifixão e morte de Jesus

“Após três horas de agonia, morreu na presença da Mãe. Foi assim que nos salvou e abriu as portas do céu” “A Lúcia perguntou: - De onde é a Senhora? E a Senhora respondeu: - Sou do Céu! Depois a Lúcia perguntou: E eu também vou para o céu? Sim, vais. Respondeu a Senhora”. Que os acólitos amem o Céu!

 

3 Avé Marias:
Peçamos nestas 3 Avé-Marias para que todos os Acólitos, à imagem dos pastorinhos, e por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, sejam modelos de amor a Jesus para as outras crianças e jovens.

Contactos | Liturgia | acolitos@liturgia.pt